Vivemos à margem, nas margens...

Vivemos à margem, nas margens...

Este é o pedaço de território onde queremos partilhar as nossas aventuras ao longo do comprido rio que temos vindo a seguir. Dois olhares diferentes, duas vistas distintas, mas sempre guiadas pelo mesmo farol...

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A outra face da moeda


Há pouco tempo andava a consultar as ofertas de trabalho e vagas para voluntariado para os Jogos Olímpicos de Londres, quando fiquei de boca aberta ao ler que a organização tinha o orgulho de privilegiar os candidatos que pertencessem a minorias, nomeadamente Homossexuais, Bissexuais e Transgéneros. Privilegiam diversidade!

Há primeira vista, parece uma óptima notícia. Mas convido-vos a ler isto com um espírito mais crítico: "privilegiar". Really? Se "antes" a comunidade LGBT era oprimida agora tem de ser "privilegiada"?
Teriam toda  a minha admiração se tivessem orgulho em encorajar a diversidade. Mas privilegiar? Aposto que muito gente não-LGBT concorreu dizendo que o era, na esperança de conseguir entrar: porque afinal, a organização PRIVILEGIA a diversidade.

Será que um Homossexual não pode concorrer em igualdade com um Heterossexual, tem de ser "oprimido" ou "privilegiado"? Será que algum dia falaremos, realmente e no sentido correcto da palavra, em Igualdade?

A intenção é notável e percebe-se imediatamente o que é pretendido. Tem todo o meu mérito. Mas continuo a pensar que devemos ter cuidado com a maneira como é tratado este assunto: o objectivo da Igualdade não é ser diferenciadora, é ser Igualitária.

Passamos de um preconceito para...outro. Tenho muito orgulho no que sou, mas gosto de ser avaliada, para o bem e para o mal, pelas minhas capacidades, não por pertencer a uma minoria, thank you very much. 

Sem comentários: